quarta-feira, novembro 22, 2006

A Praia de Nazaré - para Maria, o meu Poeta e todos que também amam o mar



Nazaré Mafalda Veiga

Ainda hoje dormi na praia
Na acalmia da maré
E a lua inundou-me os olhos
E o mar despido afundou-me a fé
E hoje de que serve a jura

Se ele à praia não vai voltar
Esperei na noite mais escura
Até ver na água o azul clarear

Ai Nazaré
Deixa-me embalar o mar
Deixa-me embalar o mar

E o sal no brilho dos olhos
Sabe a tristeza sem fim
Que hoje o mar abraça e leva
O que Deus quis e arrancou de mim

Ai Nazaré
Deixa-me embalar o mar
Deixa-me embalar o mar

Ainda hoje acordei na praia
Nada ao longe se avistou
Só mais uma noite escura
Sob o azul e sob a lua
Esconde o que o mar me roubou

Ai Nazaré
Deixa-me embalar o mar
Deixa-me embalar o mar
Ai Nazaré
Deixa-me embalar o mar
Deixa-me embalar o mar



49 comentários:

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Lançamento de livro

No Próximo dia 25 de Novembro, às 21.30, será lançado
o meu livro de poesia “ECOS, no bar Onda Jazz, que fica
junto ao Campo das Cebolas.

O livro tem um poema de introdução pelo Gonçalo Nuno
Martins e será editado pela Magna Editora. A apresentação
será feita pelo escritor moçambicano Delmar Maia
Gonçalves

Convido todos os que me lêem para que compareçam neste
lançamento. Terei imenso gosto em contar com a vossa
companhia.


Piedade Araújo Sol

O Sibarita disse...

Leticia muito bacana esse poema, a praia também é de responsa muita bonita, claro, não tão quanto as nossas, viu?

Bjs.
O Sibarita

Anônimo disse...

Que legal sua menina essa praia, deve ser em Portugal, não? Aqui para nós, as nossas, bem as nossas tem o céu, a lua, o sol, as estrelas mais pulsantes. Faça fé!

A poesia se casa com as fotos, muito bem feita.

Ah, sim... depois vou colocar á no site a pergunta o que é que a baina tem! kkk

Tá rebocado!

Maria disse...

Oh Leticia, que bom, que maravilha, obrigada.
É uma praia tão linda, não é?
Então vista lá de cima do sítio é mesmo uma beleza.
e o poema é também tão bonito...
Esta noite vou dormir melhor.
Obrigada, querida Amiga!
Beijo

P.S. fiquei tão agitada pela surpresa que postei este comentário no meu blog...
Agora é que tá certo!
Beijo

Leticia Gabian disse...

Piedade,
Infelizmente, não poderei estar presente em corpo físico. Daqui, de longe, vou pensar e desejar-te todo sucesso do mundo.
Grande beijo.

Leticia Gabian disse...

Siba,
O poema é uma letra de música...linda....cantada por essa voz belíssima da Mafalda Veiga.
Beijão

Leticia Gabian disse...

Tá Rebocado,
O mar é lindo em toda parte. Veja a cor....linda!
Beijo pra ti.

Leticia Gabian disse...

Maria,
Não conheces a música? Ah....procura por aí! É linda e a voz da Mafalda também. Que bom que contribui para o teu sono melhor.
Um grande beijo pra ti.

Paúl dos Patudos disse...

Letícia amiga
Conheço muito bem a praia da Nazaré.
Vou muitas vezes, mesmo no inverno, passear á beira mar, na areia ou no calçadão. O dificil é arranjar vaga para estacionarmos a nossa viatura.
fica bem e vai ao paul dos patudos pois há novidades
beijitos patudos
Ana PAula

Anônimo disse...

MEU POEMA-
A Nazaré é.
Cor, Sol e Luz.
Mar beijando a Praia sua Noiva.
Ondas roçando a areia Dourada.
Lua. Luar dos Amantes.
Como eu desejo, Meu Poema.
Mostrar-te os reflexos prateados do Luar.
Percorrendo uma marginal, linda de Morrer.
Fitando os raios do luar, que nos Seguem.
Meu Poema, é encantadora a Nazaré.
Os seus variados Barcos.
De Pesca.
De Recreio.
De Lazer.
Desportivos.
E os seus Odores.
Uma mistura Sublime
A iodo e a Maresia.
A bom Peixe e apetecíveis Mariscos.
A flores, dos seus vasos nas Varandas.
O odor das bonitas Mulheres.
Da Mulher Global.
Nazarenas, Portuguesas, de todo o mundo.
Nazaré, Cosmopolita.
Os Sabores.
Caldeiradas, Mariscadas, sei Lá.
Meus Amigos.
Mas a Nazaré é Mar.
As Gaivotas os céus cruzando.
Num hino á Alegria.
Em bailados Esvoaçantes.
Entoando sons Sonantes.
Em alegre Sinfonia.
Meu Poema, o Mar tem Sentidos.
E quando é Admirado.
Quando lhe dizem que é Belo.
As Ondas do Mar choram.
Não as Lágrimas Salgadas.
Do nosso Fernando Pessoa.
Mas Lágrimas Doces, muito Doces.
Da Minha Doce Nazaré.
Isto é Nazaré, MEU POEMA.
Em 22/11/2006, 23,30 Horas.
poetaeusou
(Da Nazaré para ti MEU POEMA)

Anônimo disse...

Leticia.
Sua Marota.
Essa Intuição...
Essa Sensibilidade...
Esse Q. E. ...
Que presença Emocional !.
Um bjinho.
henrique

Pitanga Doce disse...

Olha, faltou aquele bondinho que sobe bem alto e nos dá uma visão e tanto da praia.

beijinhos e só falta um

Maria disse...

É claro que conheço a música, a Mafalda Veiga, mas como não se ouve, só falei do poema....
Vou ver se tenho aqui o "bondinho" que sobre até lá acima para postar.
Se não tiver, amanhã ou assim acho que arranjo.
Beijo de boa noite e obrigada

Pitanga Doce disse...

Letícia vai seguir e-mail.

Anônimo disse...

MARIA
Se quizeres a Canção.
Manda teu Email.
poetaeusou19@sapo.pt
poetaeusou.

Maria disse...

Leticia
não encontro agora nenhuma foto com o elevador (bondinho) da Nazaré. Vou ter que procurar mais, o que vai levar mais tempo. Mas eu não esqueço.
Beijo

Leticia Gabian disse...

Ana,
Que inveja de ti, poder ir a Nazaré assim, facilmente. Aproveita.
Beijo grande.

Leticia Gabian disse...

Meu Poeta,
Difícil competir com rival tão poderosa. A tua Nazaré me faz tão pequeninha!
Um beijo, do teu poema.

Leticia Gabian disse...

Henrique,
Beijinho, procê.

Leticia Gabian disse...

Pitanguinha!
Um bondinho e vista panorâmica?..hummmm, deve ser show!

E o trem?.....agora só falta mais um.....

Beijão

Leticia Gabian disse...

Maria,
Quando achares me mostra. deve ser lindo!
Beijão e que durma bem.

Pitanga Doce disse...

Boooom dia! O céu está claro. Bom para navegação, vôos altos ou razantes.
beijos e vá se deliciando com a Nazaré.

Anônimo disse...

OBRIGADO,
Querida Leticia,(posso).
Oh !!! Nazaré, Noiva do Mar!!!.
Leticia, envio-te. Com muito Amor.
Uma Flôr.
Com os Aromas do Mar.
Este Oceano que nos UNE.
Uma Leticia. Claro.
O Mar/eu ou Eu/mar.
Morrendo de Desejo.
Enviamos-te, Um Beijo.
Em cada Maré.
henrique.

Leticia Gabian disse...

Oi, Pitanguita!
Céu lindo, mar verdazul. Sim, o dia está bom para navegação. Acho que vou pegar uma carona com uma gaivota.
Um beijo.

Leticia Gabian disse...

Bom dia, Henrique!
Uma flor com os aromas do mar?! Linda!
E um beijo em cada maré?
Adorei.
Beijos, também pra ti.

Xica disse...

É linda a praia. Pena estar tão explorada, mas que é linda é. Eu adoro Mafalda Veiga. No site http://www.astormentas.com/
na parte Info, pode encontrar as letras dela e ouvir um pedacinho de cada uma das músicas.
Gostei. Beijitos.

Leticia Gabian disse...

Oi, Xica!
A Mafalda tem uma voz que posso escutar por todo o dia. Valeu pela dica do site, vou lá sim.
O mar, sempre o mar!
Beijinhos pra ti

Anônimo disse...

O nosso destino.
Não poderá ser.
Como (e quando) nós Queremos.
Dengo.
(via pitanga)

Leticia Gabian disse...

Olá, Poeta Frog!
A beleza e o encanto são obras da natureza. São esse mar e esse céu imensos.
Parabéns pelo novo livro.
Um beijo.

Leticia Gabian disse...

Dengo,
Tudo tem o seu momento.

Mário Margaride disse...

Adoro o Mar. Este tema da Mafalda Veiga é muito bonito!
Parabéns por esta escolha, Letícia!
Um grande beijinho
Mário.

Zé-Viajante disse...

Nazaré é espectacular. Mafalda Veiga, minha conterrânea, uma maravilha

Leticia Gabian disse...

Mário,
Sabia que virias ao sentir o cheiro do mar. Sei que gostas muito dele.
Este tema da Mafalda é muito lindo, sim.
Beijo.

Leticia Gabian disse...

Querido Viajante,
Acertei no post. Agradei-te duplamente.
Venha mais vezes por aqui.
Beijão.

Anônimo disse...

Olha que linda a Praia da Nazaré, em Portugal, um lindo poema e uma bonita fotografia tirada lá de cima, do chamado "Sítio da Nazaré" onde D. Fuas Roupinho, salvo de uma perseguição a um veado (o diabo) pela aparição da Virgem, quando o seu cavalo se precipitava pelas escarpas do promontório, e parou repentinamente, deixando a marca de ferradura do casco do cavalo, preservada ainda hoje.
Um bom fim de semana.
Beijos para ti.

Anônimo disse...

Depois de ver uma lindas fotografias neste blog, envio os meus votos de um bom fim de semana para o autor deste cantinho, de Sintra, Estremadura, a partir daqui, desta cidade da Figueira da Foz, na Beira Litoral...
Um Abraço.

Maria disse...

Leticia
Continuo à procura da foto do bondinho
É uma confusão, esta casa; são muitas, as fotos.

Enquanto não vai a foto, vai um poema

MULHER DA PRAIA

a minha maior ventura
seria mulher da praia
andar preso à cintura
como cós da tua saia

estaria preso ao pecado
pecando cada vez mais
sete vezes condenado
sete pecados mortais

que m'importava pecar
sete vezes réu a réu
se pecando ia ganhar
as sete chaves do céu

sete saias flor garrida
quem mas dera desfolhar
mesmo com o risco da vida
nas sete voltas do mar

Um beijo de boa noite pra ti, amiga!

APC disse...

É terapêutico vir aqui.
Há sempre blogs onde a gente passa quase por hábito. E depois uns quantos em que só de entrar já tudo fica bom. E se eu não vier ver vc sorrindo já bate saudade! :-) Fiquei a conhecer uma praia daqui de perto de mim mas que nunca vira, lolol. Só tu! Bj miga! :-)

PS - O que tu deixou pra mim lá no meu canto ainda tá morninho! Obrigada.

PPS - Tá Rebocado: nossas praias também têm tudo isso, só que com água fria, lolol! ;-)

Pitanga Doce disse...

Bom dia Letícia. Até logo, Letícia.
beijos

Leticia Gabian disse...

Filipe,
Como sempre, tem algo a nos explicar e a nos ensinar. Bom fim de semana também pra ti.
Um beijo.

Leticia Gabian disse...

Oi, Maria!
Adorei o poema.
Beijão pra ti

Leticia Gabian disse...

Amigapoema!
Sabes que a recíproca é super verdadeira.
Olha, precisas conhecer a Praia de Itapoan e as trilhares de outras que temos por aqui.
Te aguardamos
Beijão, amiga!

Leticia Gabian disse...

Pitanguinha!
Oi e até mais.

Cecilia M disse...

Olá Letícia!
Lindas fotos acompanhadas de uma excelente letra de uma cantora que admiro.
Um bom fim de semana
Beijos


P.S:Aguardo mais musicas Letícia.

Leticia Gabian disse...

Oi, Cecília!
Sei que gostas da Mafalda. Vou te enviar mais.
Beijos

Anônimo disse...

Muito boa música.

Obrigada por me fazer relembrar dela!

Um beijo

Leticia Gabian disse...

Olá, Mia!
É linda, não é mesmo?
Beijo, também pra ti

Anônimo disse...

Obrigado Leticia pelo seu poste pela recordação da Nazaré e belo poema!

Com boa música neste blog que mais queremos,só estar presente físicamente para desfrutar tal amizade!

Beijos
Mário

Leticia Gabian disse...

Querido Mário,
Amizade sempre é bem vinda e por aqui há sempre o que se partilhar.
Um grande beijo.